Por Claudia Adati, 22/01/2024
Anualmente, acontece em janeiro a feira NRF- Retail’s Big Show, o maior evento de varejo do mundo, em Nova Iorque, sendo o palco das inovações e tendências. Neste ano de 2024, a 114a Edição da NRF o tema foi Make it Matter e ressoa com a urgência de adotar inovações significativas.
Sabemos que muitas das tendências nem sempre viram realidade, porque há outro grande desafio, em especial para os pequenos varejistas, que é transformar tudo isso em aplicações que simplifiquem as rotinas (operacionais e gerenciais) das empresas, proporcionem uma experiência que fidelize os clientes e impulsione os resultados sem que os custos impactem negativamente o fluxo de caixa.
Como fruto da minha participação, destaco 7 tecnologias que observei, visando sugerir as inovações que nortearão as soluções da JN Moura Sistemas de Gestão em 2024 e que faço muito gosto de compartilhar com todos que tenham interesse em utilizar ou democratizar o uso das tecnologias de ponta para pequenos e médios varejistas.
O futuro do consumo com a ascensão das gerações Z (nascidos em 1995) e Aplha (nascidos em 2010) no mercado consumidor, com suas expectativas e estilos de vida únicos irão moldar o futuro do varejo e a comunicação das marcas. É importante ressaltar também que a preferência pelas compras online irão nortear mudanças que precisam ser feitas nas lojas físicas. Para se preparar para esse futuro e reinventar o varejo físico e online, as tecnologias são fundamentais!
A experiência do consumidor está no coração da transformação do varejo e a IA (Inteligência Artificial) foi o foco principal na NRF 2024, com aplicações que possibilitam que a experiência do cliente seja ainda mais personalizada, oferecendo o que ele deseja e quando precisa com foco tanto no varejo físico como digital (Figital).
Outras aplicações de IA foram exibidas com objetivos diversificados como ampliar as capacidades humanas (que certamente irão revolucionar desde a criação, Marketing e aquisição do produto), direcionadas ao rastreamento da fabricação até a entrega do produto, com a previsão de tendências de mercado e demanda de produtos, auxiliando na gestão do estoque na otimização da cadeia de suprimentos. Também com a geração de estratégias de precificação dinâmica com base em tendências de mercado, demanda e comportamento do consumidor. Dessa forma, a IA se apresenta como uma tecnologia que estará onipresente na indústria e no varejo e o estreitamento no relacionamento de ambos permitirá maior sustentabilidade prática nos negócios.
Muitas tecnologias como a RFID (Identificação por radiofrequência), Realidade Aumentada, Realidade Virtual, Plataformas/ Softwares e Hardwares também fizeram parte do show com propósitos semelhantes aos já citados.
Menciono algumas aplicações interessantes com cada uma das 7 tecnologias citadas.
Existem muitas possibilidades de usar IA para mapear a jornada do cliente, tanto com recursos de Aprendizado de Máquina para analisar os dados de clientes (que ficam armazenados nos sistemas de gestão ou nos rastros das compras online) e oferecer o que ele quer quando ele precisa, como também em dados que podem ser capturados por uma câmera e, por meio da visão computacional, mapear o fluxo de pessoas para repensar e monetizar os espaços e produtos exibidos. Vi aplicações de visão computacional para definir o sexo, idade, sentimento do cliente para direcionar as campanhas e ações de Marketing, Remarketing e Trade Marketing. Entretanto, há um grande desafio em estruturar os dados dos clientes nas lojas físicas e também a dificuldade em reconhecer algumas variáveis como a idade, por exemplo. Afinal, num mundo com tantos procedimentos faciais é preciso de uma super câmera ou uma IA super desenvolvida!
É preciso de esforços para integrar os dados da jornada física e online dos clientes, para realmente podermos dizer que ela será mapeada com dados mais fidedignos, mas vale ressaltar que há uma certa complexidade…
Enfim, vale a pena conhecer a evolução do potencial da IA para mapear a jornada do cliente no varejo!
A análise de imagens pode ser usada para a segurança da loja física, possibilitando identificar movimentos ilícitos como furtos e avisar o lojista pelo celular.
A aplicação com visão computacional permite a leitura dos códigos de barras, QR-Code e até ler o produto no caixa (PDV). Com a análise de imagens também é possível analisar se estão faltando produtos nas gôndolas e se eles estão no lugar correto.
Além dos tradicionais chatbots integrados à IA que entendiam textos escritos, agora também temos atendentes que entendem textos e respondem por voz. Uma aplicação que atende a demanda daqueles que preferem falar e escutar ao invés de escrever e ler!
A IA está presente com visão computacional para substituir a digitação de senhas e não só com o reconhecimento facial, mas com o uso da mão e sem nenhum toque como fazíamos com os leitores biométricos. É mais difícil alterar as características da mão do que as da face! Então, fica a dica para usar as mãos como forma de reconhecimento para efetuar pagamentos e outros desbloqueios. Assim, com uma câmera de menor qualidade e uma IA não tão precisa, você pode desfrutar dos mesmos benefícios.
Embora tenha surgido durante a 2a Guerra Mundial para identificar aviões amigos e algumas de suas aplicabilidade hoje estarem presentes na cobrança automática de pedágio (Sem Parar) e em grandes redes como a Renner, essa tecnologia já está disponível aos nossos clientes há mais de 10 anos para agilizar a contagem de estoque, oferecendo muita agilidade no processo e um melhor gerenciamento do inventário das empresas. A boa notícia é que a redução do custo das etiquetas, assim como os equipamentos mais modernos e potentes, torna essa tecnologia mais acessível para varejistas de pequeno e médio porte.
Desde caixas para autoatendimento de lojas de roupas e acessórios, até carrinhos de supermercado (alguns possuíam visão computacional ou leitor de códigos de barras) dando continuidade ao modelo de lojas com o reduzido número de atendentes (que também podem ficar livres de processos operacionais).
A Realidade Aumentada se destacou com a holografia, com usos para o paisagismo, exibição de produtos, aulas de demonstração e atendentes projetados com essa tecnologia. Eu particularmente achei essa aplicação fantástica: uma atendente na caixa holográfica com câmera e microfone que interage em tempo real com o cliente. Ela fica em um estúdio e pode atender remotamente os consumidores em qualquer lugar do mundo de forma segura e personalizada.
Experimentei uma aplicação de Realidade Virtual onde simulei compras num site, mas que os produtos apareciam de forma tridimensional e futurista e a minha interação era com movimentos de seleção com as minhas mãos (sem usar mouse). A experiência foi incrível
Com IA integrada, essa tecnologia promete potencializar a velocidade do desenvolvimento de códigos.
Com o futuro do consumo, os canais de comunicação para vendas sofrerão mudanças drásticas. Hoje se fala muito na Economia TikTok e na autenticidade dos varejistas nas mídias/ plataformas sociais, nos Apps e na interação com esses consumidores. Neste sentido, há o jargão “Economia Tik Tok” que revela o impacto econômico e as oportunidades de negócios gerados nessa plataforma, referenciando a influência da plataforma social baseada em vídeo com conteúdos criativos, autênticos e comunicação fácil, Este é um exemplo de como essas gerações estão mudando as preferências de comunicação com as marcas e o consumo.
Para prosperar nesse novo ambiente, as empresas precisam compreender essas mudanças e criar produtos que sejam atrativos para esses consumidores críticos, influenciadores e criadores!
O Copilot da Microsoft, a Gemini do Google, os programas da Adobe com IA e por aí vai… São plataformas que revolucionaram e irão reformular todo o processo desde a criação de um produto até a sua pós-venda! São ferramentas que precisam ser conhecidas, em especial pelos pequenos varejistas, que muitas vezes não contam com uma equipe de Marketing ou precisam de tecnologias que impulsionam a produção da equipe. Vale a pena conhecê-las!
Os equipamentos estão cada vez mais compactos e predominantemente com o uso do Android, o que possibilita a redução dos custos com aquisição de licenças (Windows) para os varejistas e também mais possibilidades de desenvolvimento. Estivemos presentes no estande da nossa parceira Gertec com o nosso PDVMoura rodando no SK210.
Em poucos instantes é possível atualizar muitos preços enviando um simples comando contendo a tabela de preços atualizada do software de gerenciamento para as etiquetas. Além de facilitar a operação do varejista, melhora a experiência do consumidor, afinal quem já não ficou irritada com preço na etiqueta ser diferente do caixa?
Na realidade, essa tecnologia já existe nas grandes redes, mas o que notei de interessante é que ela pode ser democratizada para varejos menores com promessas de baterias que duram 10 anos, custos diversificados e mais acessíveis e empresas que locam essas etiquetas, permitindo que empresas que se enquadram nos regimes tributários Lucro Real ou Presumido possam se beneficiar desse serviço e abaterem até 100% do valor investido como restituição no imposto de renda.
A reinvenção das mobílias e equipamentos no varejo para se adaptar à nova realidade não podia ficar de fora do evento. Você se lembra quando ia ao supermercado e guardava a sacolinha no guarda-volume e sempre conversava com a atendente? Hoje vi tecnologias para guardar o celular e tudo isso ser feito num self checkout. Nitidamente claro que atende a nossa atual realidade: temos tudo que precisamos no celular (até o cartão para o pagamento) e estamos sempre apressados para uma conversa… Triste ou não é a realidade!
Os robôs são mais presentes na indústria, mas marcaram presença no palco da NRF como facilitadores das rotinas operacionais do varejo.
Esse texto seria um livro se eu escrevesse tudo o que vi… Mas compartilho aqui o que mais achei interessante e pensando em tornar as tecnologias viáveis para os pequenos e médios varejistas. Ressalto que a IA se apresentou como uma solução menos poética e mais concreta. Estou otimista em sugerir a inserção de muitas aplicações com esta tecnologia para inovar as soluções que a JN Moura Sistemas de Gestão desenvolve para o varejo no Brasil, Paraguai e Portugal.
O sentimento que fica é que, em pouco tempo, não iremos mais saber se estamos comprando online ou na loja física… Porque as experiências vão ficar cada vez mais próximas com o uso das tecnologias. A experiência de consumo irá melhorar até que elas finalmente sejam direcionadas para a próxima geração. E desejo que nosso imenso volume de dados seja aproveitado por empresas que queiram criar novos negócios para um público específico: a terceira idade!
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